Como gerar uma equipe inovadora
É essencial que os líderes saibam proporcionar um ambiente para uma equipe inovadora. A Inovação é a chave para sobrevivência de muitas empresas de Desenvolvimento de Software. Esta frase foi dita por Jurgen Appelo em seu livro Management 3.0 e é muito verdadeira. As organizações que criam conhecimento (incluindo empresas de desenvolvimento de software) devem se concentrar principalmente na inovação. Escreveu o professor Ikujiro Nonaka em The Knowledge Creating Company [Nonaka 2008]
A ideia de escrever esse artigo surgiu de um desejo meu de compartilhar conhecimento, e ajudar elas em suas atividades. Este é meu primeiro artigo e se baseia fortemente nos ensinos do Management 3.0, forma de gestão que me inspiro.
Matriz BCG
É comum vermos em cursos de administração a matriz BCG, desenvolvida por Bruce Henderson para uma empresa de consultoria americana Boston Consulting Group em 1970. Onde seu objetivo é mostrar o que priorizar no portfólio de produtos da empresa.
Nessa matriz vemos que aquele produto com um baixo potencial de crescimento, porém alta penetração no mercado é o que traz o maior lucro para empresa. Todavia este produto tende a perder espaço e deixar de gerar o lucro. Vemos também que para que as empresas possam continuar sobrevivendo no mercado precisam inovar. Por isso é necessária constante pesquisa e desenvolvimento de produtos que tenham alto potencial de crescer no mercado market share garantindo lucro futuro a empresa.
Hoje ainda vemos alguns obstáculos para que as empresas sejam inovadoras, um deles é a insistência em definir um especialista responsável pela inovação. Essa ideia parece interessante: termos um insider de negócio que está respirando o mundo do cliente tentando prever qual será a próxima funcionalidade do momento. Ocorre que essa ideia tende ao fracasso segundo autores como Fonseca 2002 em Complexity and Innovation in Organizations e Apello em Management 3.0.
Engrenagens da Motivação
A inovação é um fenômeno típico de baixo para cima, não é um resultado planejado, e sim emergente. É possível ver que ela surge com uma série de condições para isso. Jurgen Appelo traz em seu livro que existe 5 engrenagens para que a inovação possa emergir.
- Conhecimento: O combustível para a Inovação.
- Criatividade: A variável crucial em transformar conhecimento em valor.
- Motivação: Pessoas que se sentem bem geram bons resultados, motivação é a ativação ou energização do comportamento orientado para metas.
- Diversidade: Adicionando robustez e flexibilidade.
- Personalidade: A diversidade de personalidades e virtudes beneficiam a criatividade e também o conjunto certo de virtudes moldam a personalidade da equipe e portando a criatividade em seu trabalho.
Neste artigo quero falar sobre esse fator fundamental para a Inovação, que como o título já deu spoiler, a Criatividade.
Fases da criatividade
Ao aprofundar na criatividade vemos primeiro que existe três fases da criatividade segundo o artigo “Definitions of Creativity” (Definições da Criatividade) Cropley, Arthur J. Boston: Elsevier/Academic Press, 1999.
- Pré-Convencional — Se aplica quando você tem com uma criatividade espontânea emocional e não se apega as restrições do ambiente.
- Convencional — É limitada, pois, se apega as restrições do ambiente, suas regras para ser definido as possíveis soluções.
- Pós-Convencional — É uma criatividade que conhece as restrições do ambiente diferente, da pré-convencional onde não se conhece essas restrições. Ao conhecer as restrições do ambiente, ainda sim, é espontânea como uma criança de 4 anos que não conhece essas restrições podendo, assim usar o máximo da criatividade para propor soluções diferentes do comum, “fora da caixa”.
No artigo ele diz que essa criatividade pré-convencional normalmente está em crianças até 4 anos, a convencional em crianças de 4 a 11 anos e a pós convencional acima de 11 anos.
Vemos também que essas fases da criatividade não se aplicam somente a fases de idade de uma pessoa, crianças e adultos podem variar entre cada uma delas, e dependerá do conhecimento que elas possuem do sistema. Por exemplo, uma pessoa que não conhece nada sobre um assunto (como um novato na equipe) pode falar e dar alguma ideia totalmente espontânea e criativa para um problema debatido, porém inviável por não conhecer as restrições e regras do ambiente.
Concluí-se que o trabalho do gestor é fazer com que as pessoas da sua equipe atinja o nível de criatividade pós-convencional, ou seja, quando elas não se limitam mais as restrições ou regras do ambiente em que estão para trazer novas ideias, novas formas de fazer as suas atividades, ou soluções para problemas conhecidos e assim inovar.
5 dicas para gerar uma equipe inovadora
Para termos uma equipe inovadora, vimos que não é necessário somente ter muita informação e conhecimento, um grupo diverso de pessoas motivadas e uma grande mix de personalidades. Além disso o gestor pode proporcionar que o ambiente esteja propício para estimular a criatividade na equipe.
É provável que uma pessoa seja mais criativa quando seu ambiente respira criatividade. Como então tornar esse ambiente onde as equipes estão em um lugar que respira criatividade?
Equipe inovadora: Segurança
As pessoas são criativas quando encontram um ambiente seguro, onde sabem que podem dar ideias e arriscar sem medo de serem retalhadas ou chamadas à atenção. Quando uma pessoa percebe que o ambiente é seguro ela tem liberdade para tentar e errar, assim ela pode buscar a inovação, sentir-se seguro significa não ter medo de expressar ideias e fazer perguntas.
Equipe inovadora: Jogos
Há muita criatividade quando as pessoas jogam, o líder aqui deve se esforçar para transformar atividades comuns em jogos, ou jogar em momentos de pausa, isso trará um desafio para as pessoas estimulando mais suas mentes.
Equipe inovadora: Variedade
A rotina mata a criatividade, o gestor deve proporcionar ao time momentos de sair da rotina, nem que seja uma confraternização fora do ambiente de trabalho, ou um gráfico mostrando um resultado com fotos engraçadas do time, ou desenhos engraçados, enfim, fuja da rotina.
Equipe inovadora: Visibilidade
Em suma crie um ambiente onde há coisas criativas visíveis, nem que seja desenhos na parede, ou o resultado de algo criativo de outra pessoa. Assim seu time estará sempre sendo instigado a pensar diferente.
Equipe inovadora: Limite
Por fim, para estimular a criatividade, precisamos incentivar as pessoas a saírem da zona de conforto e buscarem o seu limite, seja se desafiando a alcançar algo arrojado dentro das suas competências ou fazendo coisas que nunca fizeram antes.
Técnicas de criatividade
As técnicas que ajudam a estimular a criatividade na equipe, como, Chunking, 5W2H, 5 Porquês, Diagrama Ishikawa, Brainstorm, UX entre outras guiam a equipe na busca de soluções inovadoras, use e abuse destas técnicas sempre que necessário.
Sou Chapter Lead de Engenharia e Facilitador Oficial de Management 3.0, atuo no mercado de tecnologia a mais de 10 anos, e mais de 5 anos de experiência em liderança de equipes ágeis.
Sou apaixonado por tecnologia, gestão de pessoas e ajudar a desenvolve-las, e este ultimo é o meu propósito, onde faço tanto no meu dia a dia no trabalho quanto nos Workshops de Management 3.0 e aqui neste projeto da Agile Leader Academy.
Tenho formação em Redes de Computadores, MBA em Liderança Executiva e Gestão Empresarial, e certificações em Scrum, Kanban e Management 3.0, mas acredito que a experiência é o mais precioso bem que posso compartilhar.
Seja bem-vindo ao blog.
1 comentário em “Equipe inovadora: 5 dicas para formar uma”
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