Antes de mais nada, quero dizer que todo líder irá passar pelos níveis de liderança, sabendo eles ou não, é fato todos passarão por estas etapas. Certamente vários nunca sairão dos primeiros níveis, porém este artigo irá te ajudar a galgar um por um conforme o nível que você se encontra.
John Maxwell o autor deste conceito mostra que é possível subir nestes níveis e assim o líder aumentar seu nível de influência. Afinal, é bom lembrar que liderar é o mesmo que influenciar, e conforme nossa influência aumenta, nossa liderança também cresce.
Agora, vamos conhecer então estes níveis de liderança, o que são, e como passar por cada um deles.
Os 5 Níveis da Liderança
Passos Comprovado para Maximizar seu Potencial
John C. Maxwell (Autor)
Sinopse: A verdadeira liderança não é uma questão de título. Porquando ser escolhido para um cargo é apenas o primeiro dos cinco níveis que um líder é capaz de alcançar. Para se tornar mais do que “o chefe” você precisa ter a capacidade de investir nas pessoas e inspirá-las, deve alcançar resultados e construir uma equipe que produz. Com habilidade e dedicação você pode chegar ao auge de uma liderança eficaz, permitindo que sua influência vá além, beneficiando todos ao seu redor.
Níveis de Liderança #1: Posição
Este é o primeiro nível de liderança, e todos os líderes passarão por ele. É comum em líderes que acabaram de assumir a liderança de uma equipe. Porém, o problema é que vários não saem dele. Todavia esse problema está mais ligado ao não saber destas etapas, e muito menos o que fazer nelas.
Então, neste nível o líder não possui influência sobre seus liderados, na verdade, estes o ouve somente pelo fato do líder ter sido colocado lá. Por isso o nome posição, os liderados só escutam, e seguem a direção dada porque é o novo chefe.
Qual é o problema neste nível?
Contudo, conforme os líderes tentam dar direcionamentos neste nível, aqueles a quem ele lidera vão ouvir por um momento. Porém, conforme o tempo passa, estes liderados não darão valor ao que o líder diz, por não sentir que o líder importa com eles.
Seja como for, por que então os líderes costumam ficar tanto tempo nesta fase? A princípio, meu palpite é por quererem pular etapas, exigir dos liderados altas entregas, rigor com as regras vigentes e principalmente impor mudanças logo na sua chegada. Todavia, fazer tudo isso é valido, porém, o ideal é que se espere no mínimo o próximo nível para impor estas coisas.
Como tirar o máximo de proveito da Posição?
Em seguida, mostro algumas dicas para passar de forma tranquila e rápida por este nível.
-
Pare de valer-se da Posição para impulsionar as pessoas;
-
Troque seu Merecimento por Movimento;
Se quiser tirar o máximo proveito de sua posição no nível 1 e honrar quaisquer títulos que você possua, então não se valha deles para liderar as pessoas. Não exerça seus direitos. Não se torne possessivo quanto aos seus privilégios. E nunca acredite que você mereça sua posição. Liderança não é direito. É privilégio. Tem de ser continuamente conquistada. Se você tiver qualquer senso de merecimento, isso agirá contra você.
-
Abandone sua Posição e Mova-se em direção as pessoas que você lidera;
Por fim, os líderes que se valem da posição acreditam erroneamente que é responsabilidade das pessoas irem a eles para o que precisarem e quererem. Logo, bons líderes entendem que é sua responsabilidade mover-se em direção aos seus liderados. Líderes são iniciadores.
Níveis de Liderança #2: Permissão
Seguindo para o nível 2 de liderança o da permissão. O líder atinge este nível quando conquista a confiança do seu liderado. Logo, neste nível o liderado percebe que seu líder importa com ele que por isso dá valor as suas falas.
Neste nível o líder começa a conquistar uma certa influência na equipe que lidera. Assim também, é neste momento que o líder percebe o clima mudando na equipe, pelo meno para com ele.
Qual o problema neste nível?
Depois que se conquista a confiança dos liderados tudo parece ir bem na equipe, as relações melhoram, os 1:1 são mais legais. Porém, o líder deste nível corre o risco de evitar conflito com a equipe para preservar a relação. Com isto cobranças necessárias podem deixar de serem feitas. Assim como conversas mais firmes quando o momento pedir.
Com isso, temos o risco de termos uma bem unida e parceira do líder, porém, que não gera resultados acima do esperado.
Como tirar o máximo de proveito da Permissão?
Entre em contato consigo mesmo antes de entrar em contato com as pessoas;
Pratique a autoconsciência ao conhecer a si mesmo, seja honesto consigo ao reconhecer suas falhas. O se desenvolver por si só, pois vocês é o maior responsável pelo seu sucesso, pratique accountability ao assumir o protagonismo da sua vida.
Desenvolver um estilo de liderança centrado nas pessoas;
Use um estilo pessoal ao lidar com as pessoas. Eles ouvem, aprendem e lideram. Focam em relações. Eles têm mais do que uma política de portas abertas porque sabem que a porta vai nos dois sentidos. Eles passam por isso e se associam com aqueles que lideram.
Pratique a regra de ouro;
“Trate os outros como você gostaria de ser tratado.” Essa regra simples pode ser universalmente compreendida e seguida. Estabelece padrões relacionais significativos e aplicáveis. É um ensinamento fundamental que existe em todas as culturas e religiões. É o guia mais fácil, profundo e ativo para a vida.
Seja o principal incentivador da sua equipe;
Se você deseja que seus liderados permaneçam positivos e sempre felizes em vê-lo chegando, incentive-os. Se você é o principal apoiador dos membros de sua equipe, eles trabalharão duro e tentarão atender às suas expectativas positivas.
Encontre um equilíbrio entre carinho e abertura;
Só porque você se preocupa com as pessoas, não significa que você as deixa trabalhar sem responsabilidades ou obrigações. Se você se importa com as pessoas, respeita-as e tenha relacionamentos positivos com elas, com isso você terá mais oportunidades de falar abertamente e ter conversas difíceis com elas que as ajudarão a crescer e trabalhar melhor.
Níveis de Liderança #3: Produção
Seguindo, o nível 3 de liderança é o da Produção. Logo, como o nome já diz, este momento é quando o líder alcança um estágio onde seus liderados já querem produzir resultados, entregar resultados por estar e confiar neste líder.
Então, neste nível, o líder já conquistou a confiança das pessoas. Dito isto, aqui as pessoas passam a não só ouvir o que o líder, mas pôr em prática de bom grado o que ele disse.
Assim vemos ser neste nível que a liderança decola e se move em outra velocidade. É onde o líder começa a ver os resultados de sua liderança.
Qual o problema neste nível?
Como tirar o máximo de proveito da Permissão?
Entenda como o seu Talento Pessoal Contribui para a Visão
A saber, uma das chaves para o nível produtivo da liderança é entender como seus talentos e habilidades podem ser utilizados de forma produtiva para promover a visão e estratégia.
Lance a Visão pelo que Precisa Ser Realizado
Líderes de nível 3 ajudam os liderados a definir, comprometer-se e a experimentar o sucesso da visão e estratégia da empresa.
Priorize as Coisas que Dão mais Retorno;
Qual é a chave para ser produtivo? Priorização. Para ser um líder eficaz de nível 3, você tem de aprender não só a fazer muitas coisas, mas fazer muitas coisas da maneira certa. Isso significa entender a priorizar tempo, tarefas, recursos e até mesmo pessoas.
Esteja Disposto e Pronto para Ser um Agente de Mudança;
Progresso sempre requer mudança. Os líderes desejam criar o progresso. É uma das coisas que os movem. No entanto, somente quando os líderes atingem o nível 3 é que estão no lugar em que começam a efetuar mudanças. Por quê? Sua posição é estabelecida como líder no nível 1. Você constrói relações fortes com os membros da equipe no nível 2. E assim que ajudar a equipe a alcançar resultados no nível 3, você tem a credibilidade e o impulso para começar a fazer mudanças.
Nunca Perca de Vista o Fato de que os Resultados São o Objetivo;
Há grande diferença entre líderes de nível 3 e críticos que teorizam sobre produtividade. Bons líderes são orientados a resultados. Sabem que resultados sempre são importantes, independentemente de quantos obstáculos enfrentem, ou que tipos de problemas os liderados experimentem. Líderes de nível 3 lutam por produtividade sendo responsáveis por lutar por ela.
Níveis de Liderança #4: Desenvolvimento de pessoas
Líderes de nível 4 foram outros lideres,
A grande marca desta posição é o se multiplicar, gerar outros líderes.
Logo bons líderes de nível 4 investem tempo, energia, dinheiro e pensamento para fazer as pessoas crescerem como líderes. Olham para cada indivíduo e avaliam o potencial para crescer e liderar, independentemente de título, cargo, posição, idade ou experiência que ele tenha. Ou seja Cada indivíduo é candidato em potencial para o desenvolvimento.
Qual o problema neste nível?
Como tirar o máximo de proveito da Permissão?
-
Coloque as Pessoas Certas nas Posições Certas;
O líder tem de compreender como essas pessoas melhor se encaixam na equipe e colocá-las nessas posições. Para isso, tem de ter uma visão clara dos pontos fortes e fracos de cada pessoa e entender como tudo isso se encaixa nas necessidades da equipe.
-
Mostre às Pessoas como Liderar;
- Autenticidade: Esta é a base para o desenvolvimento de pessoas.
- Serviço: Este é a alma para o desenvolvimento de pessoas.
- Crescimento: Este é a medida para o desenvolvimento de pessoas.
- Qualidade: Esta é o padrão para o desenvolvimento de pessoas.
- Entusiasmo: Esta é o combustível para o desenvolvimento de pessoas.
- Sucesso: Este é o propósito para o desenvolvimento de pessoas.
-
Ajude as Pessoas a Fazer bem o Trabalho;
Ou seja, não basta dizer às pessoas o que precisam fazer. Porque isso não é desenvolver lhes o potencial. Pois, o líder tem de ajudar as pessoas a fazer o trabalho delas e fazê-lo bem.
-
Esteja Disposto e Pronto para Ser um Agente de Mudança;
Progresso sempre requer mudança. Os líderes desejam criar o progresso. É uma das coisas que os movem. No entanto, somente quando os líderes atingem o nível 3 é que estão no lugar em que começam a efetuar mudanças. Por quê? Sua posição é estabelecida como líder no nível 1. Você constrói relações fortes com os membros da equipe no nível 2. E assim que ajudar a equipe a alcançar resultados no nível 3, você tem a credibilidade e o impulso para começar a fazer mudanças.
-
Ensine as Pessoas a Saírem-se bem na Vida;
Só para ilustrar, há quem especule que a dificuldade desta geração em lidar com os fundamentos da vida deve-se à desagregação da família e à ausência de pais fortes em casa. Porém, pouco importa qual seja a causa, é responsabilidade do líder de nível 4 ajudar os liderados a aprender a sair-se bem na vida.
-
Capacite as Pessoas a Ter Sucesso;
Isto é, quando liberar tarefas para os líderes que você está desenvolvendo, você precisa confiar neles, acreditar neles e responsabilizá-los. A confiança cria um vínculo entre você e eles. Ou seja, quando você confia nas pessoas que capacitará, você coloca um pedaço de você nas mãos delas. Logo quando respondem de modo semelhante, a vulnerabilidade compartilhada cria um vínculo entre vocês que aprofunda a relação.
-
Avalie as Pessoas a quem Você Desenvolve para Maximizar os Esforços;
Muitas pessoas olham os times vencedores, e tendem a atribuir o sucesso do time ao tanto que o técnico é versado no assunto. Porém, as partidas não são ganhas de acordo com o que o técnico sabe. As partidas são ganhas de acordo com o que os jogadores aprendem com o técnico. Como fazer essa medição como líder? Julgando o quanto os membros da equipe conseguem agir independentemente.
Níveis de Liderança #5: Auge
É raro o líder que alcança o nível 5 — o pináculo. A liderança neste nível não só é a culminância da boa liderança nos outros quatro níveis, mas também requer alto grau de habilidade e certa quantia de talento natural de liderança. Muitas coisas são necessárias para desenvolver outros líderes, de modo que cheguem ao nível 4. Mas é o que os líderes de nível 5 fazem. Os indivíduos que chegam ao nível 5 lideram tão bem por tanto tempo que criam um legado de liderança na onde servem.
Sou Chapter Lead de Engenharia e Facilitador Oficial de Management 3.0, atuo no mercado de tecnologia a mais de 10 anos, e mais de 5 anos de experiência em liderança de equipes ágeis.
Sou apaixonado por tecnologia, gestão de pessoas e ajudar a desenvolve-las, e este ultimo é o meu propósito, onde faço tanto no meu dia a dia no trabalho quanto nos Workshops de Management 3.0 e aqui neste projeto da Agile Leader Academy.
Tenho formação em Redes de Computadores, MBA em Liderança Executiva e Gestão Empresarial, e certificações em Scrum, Kanban e Management 3.0, mas acredito que a experiência é o mais precioso bem que posso compartilhar.
Seja bem-vindo ao blog.
1 comentário em “Os 5 níveis de liderança – Resenha do Livro”
Uma leitura imprescindível para todos os líderes. Parabéns pelo conteúdo.